
-
Arquitetos: Madeiguincho
- Área: 17 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:João Carranca

Descrição enviada pela equipe de projeto. Com apenas 18m², esta tiny house foi cuidadosamente pensada como um refúgio perfeito para uma cliente que procurava voltar às origens e reviver a tranquilidade dos verões de infância passados numa cabana no meio da floresta.

Pretendeu-se criar um ambiente acolhedor, funcional e cheio de charme. A zona social divide-se em três espaços distintos:
- uma área de estar com mesa dobrável, perfeita para refeições ou leitura, em frente a uma salamandra
- uma segunda zona de descanso sob uma ampla janela arredondada, com vista para a deslumbrante costa portuguesa e banhada por luz natural
- a cozinha, com arrumação generosa sob as escadas que levam ao quarto no piso superior

No centro da casa, uma porta pivotante abre todo o espaço visualmente, criando uma ligação entre as janelas de ambas as extremidades e ampliando a sensação de abertura e continuidade.


O exterior distingue-se pelo seu revestimento em madeira tratada com a técnica japonesa shou sugi ban — um processo tradicional de carbonização que confere resistência às intempéries e um aspeto visual único e sofisticado.

Mais do que uma casa, esta tiny house é uma homenagem ao passado com os olhos postos no futuro: sustentável, inteligente e inspiradora — o espaço ideal para viver em contacto com a natureza, com conforto e estilo.
















